Nuno Antunesphotography's Blog

Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.

Para obter o melhor de sua câmera e evitar ao máximo o uso do flash, devemos:

. Primeiro, obviamente…Desligar o flash.

. Ajustar o ISO para um valor mais alto. Isso varia em cada câmera, mas devemos ter cuidado para não usar o ISO máximo que a câmera permite, pois ele aumenta o noise na imagem. O melhor é testar os vários ISOs de sua câmera e comparar o resultado.

. Verificar a luz no ambiente. Faça isso apertando o disparador até a metade. A câmera irá focalizar e fará um a leitura da luz. Geralmente é possível ver a velocidade do disparador (shutter speed, SS) e a abertura de diafragma que foram ajustados. Isso estará escrito em algum lugar do seu LCD, pesquise no manual de sua câmera para saber como, e se, ela faz isso. A velocidade não deve ser menor que 1/30 em lentes grande-angular, ou menor que 1/125 no zoom máximo. Algumas câmeras mostram um alerta quando a velocidade está baixa e a foto pode ficar tremida. Se você já entende os modos manuais de sua câmera pode usá-los, buscando a abertura máxima e velocidades seguras.

. Se você não entenda nada de velocidades e aberturas, simplesmente fotografe e analise o resultado. Foto borrada é sinônimo de velocidade baixa.

. Se a luz for suficiente, as velocidades estarão dentro do aceitável, e é só clicar. Caso a foto, ainda assim, fique borrada, será preciso mais luz. O borrado é decorrente de movimento e pode ser causado tanto por uma tremida do fotografo, quanto um movimento do modelo.

1. o ISO 100 e a abertura de f3.5 forçaram a velocidade para baixo. 1/8 é pouco e a foto ficou tremida.

. 2. Aumentei o ISO para 400 e aumentei a abertura para f1.8. A velocidade ficou em 1/60. Como a Gabi estava parada, consegui a foto nítida usando uma mesa como apoio para não tremer a mão.

. 3. Aumentei ainda mais o ISO para 800, assim a velocidade subiu para 1/125 e consegui captar o movimento.

Para conseguir mais luz devemos…

Ficar perto das fontes de luz principais, em casa elas são sempre portas, janelas, luminárias, etc. Abra as cortinas. Varandas também são ótimas para fotografar. É sempre bom ter uma fonte de luz forte e definida.

. Aumente a abertura do diafragma Se sua câmera possui modo de prioridade de abertura, ou Av, utilize ele e regule a abertura para o máximo. Sempre lembrado que f2.8 é uma abertura maior que f5.6,por exemplo.

Alguns exemplos de ISO. Percebam como o noise exagerado estraga a foto em ISO 3200.

Ainda assim as fotos estão tremidas..

. Nesse caso você deve ligar o flash, não tem jeito.

. A luz do flash ainda pode ser amenizada, utilizando todas as dicas acima com o flash ligado. Sua máquina irá captar mais luz ambiente e a o flash ficará menos evidente.

.Um tripé pode resolver totalmente o problema caso você esteja fotografando um objeto fixo. Você então poderá usar qualquer velocidade sem problemas. As máquinas, como a Canon S2 IS, possuem sistema de estabilização de imagem, que minimizam os efeitos da tremida na mão do fotografo. Tripés e sistemas como o IS da Canon ajudam, mas nada podem fazer com um modelo que corre pela casa, ou está a saltar na cama.

1. Abertura muito pequena de f9.0, ISO 100 e velocidade alta de 1/200 forçaram o flash a intensidade muito forte. A foto parece a noite e a luz do flash se sobrepoem completamente a luz ambiente.

. 2. Diminuindo a velocidade e aumentando a abertura para f2.8, consegui mais luz natural na foto. A luz do flahs ficou bem balanceada em relação a luz ambiente.

. 3 e 4. Com o aumento do ISO para 400 e abertura para f2.2, consegui eliminar completamente o flash, que ficou desligado nessas fotos. A luz ambiente deixou as fotos mais naturais. Observem no cabelo, por exemplo, como ele ganha vida com a luz ambiente.

Nem sempre é possível desligar o flash. Lentes mais claras, ISOs mais altos e uma mão firme ajudam muito, mas em certas condições teremos que usar o flash.

As câmeras compactas também possuem limitações que vão dificultar o uso da máquina em ambientes internos e sem flash.

A configuração ideal de câmera para fotografar com luz natural, sem flash, é uma boa DSLR e uma lente clara que possibilite o uso de aberturas como f1.8 ou até f 1.4. Nas DSLR conseguimos utilizar ISOs até 800 com ótima qualidade.

Anúncios

6 Respostas to 'Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.'.

  1. laillany said,

    queria um conteudo mais claro para fazer um trabalho.

    • concerteza ao dispor gostaria de saber mais aprofundadamente o conteudo do trabalho para poder direccionar melhor as minhas dicas, e ja agora gostaria de saber tambem qual o equipamento que vai utilizar no trabalho (maquina tipo de flash interno ou externo)

  2. Rildo said,

    Boa noite amigo e parabéns pelas sua dicas. Estou aprendendo mais a cada dia com elas. Nuno, eu queria saber sobre umas fotos que vi de um casamento, em que foram feitas com a noiva entrando no corredor e o fotógrafo estava no altar, lógico que o flash não alcança uma distancia que deveria ser 40mt. ou mais. As fotos ficar muito boas sem tremidos e só com as luzes da decoração do corredor. Tentei fazer isso um dia mas o assunto ficou borrado. Que ISO, abertura e velocidade esse fotógrafo deve ter usado, amáquina manda muito nesse caso? Você sabe me dizer se é possível fazer esse tipo de foto com uma D80? Se puder me responda no mundinmirage@yahoo.com.br Grande abraço fica com Deus e tudo de bom.

    • ora muito bom dia, sim com uma D80 é possível embora nunca tenha usado nenhuma dessas mas tendo em conta a categoria a que ela pertence é bem possível, para ajudar era otimo ter um flash externo que alcança maior distancia no que diz respeito a iluminação, quanto as aberturas nao posso dizer muito a cerca disso pois isso varia muito da iluminação do local, se for um local um pouco escuro com uma abertura maior a foto consegue ficar mais iluminada, pelo contrario se for um local bem iluminado com uma abertura mais pequena obterá bens resultados, pode brincar é um pouco com o tempo de exposição para permitir maior entrada de luz no obturador,mas cuidado com os exageros pois há sempre o risco de a foto ficar tremida, eu sei que na hora nao da para fazer muitos testes mas uma dica mete a maquina no modo automático e pressiona o botão de tirar foto ate meio e ve o tipo de velocidade e abertura que a maquina faz automaticamente, pois os valores ideias variam dentro desses parâmetros, depois é só passar para o modo manual e ajustar esses mesmos valores. quanto ao iso quanto mais baixo melhores resultados se obtém, por exemplo o standard da minha maquina é iso 400 mas em certas situações com iso 100 tem-se excelentes resultados. espero ter ajudado mais alguma duvida estarei ao dispor…… um grande abraço

  3. antonieta andrade de medeiros said,

    essas dicas muito boas abrigado.

  4. Mateus said,

    O meu problema era conseguir uma abertura e velocidade de forma a aproveitar a luz proveniente do lugar sem as fotos saírem desfocadas! Obrigado pelas dicas