Nuno Antunesphotography's Blog


Como escolher uma câmara fotográfica


Está a ter dificuldades em decidir-se qual câmara fotográfica comprar? Não sabe qual é a câmara fotográfica ideal para as suas necessidades? Leia este artigo e descubra.

Defina as suas necessidades

  1. Anote qual é o seu principal objectivo. Porque necessita de uma câmara fotográfica? Se só necessita dela para ocasionalmente tirar uma foto ou para as férias, então um modelo mais barato é capaz de ser o ideal para si.
  2. Anote quantas vezes espera utilizar a câmara. Quanto mais a utilizar, mais provável é que precise de uma com melhores características. Compre bem ou compre a dobrar.
  3. Anote quanto deseja gastar. Esta é uma boa maneira de medir a qualidade da câmara fotográfica que irá comprar. Não tenha medo de ir um pouco além para obter uma câmara fotográfica que dure por muito tempo.
  4. Decida se deseja uma câmara fotográfica analógica ou digital. Ambas têm as suas vantagens e desvantagens.

Câmara fotográfica analógica (câmara com filme): A principal vantagem da analógica comparativamente com a digital é a qualidade da fotografia. Nunca irá ter uma foto granulosa, mas irá gastar mais em rolos de filme e na revelação.

Câmara fotográfica digital: A principal vantagem das câmaras fotográficas digitais é a capacidade de imediatamente ver a foto que tirou. Isto leva a que não se gaste dinheiro em fotografias indesejadas. Também pode imprimir e editar qualquer foto que deseje. Hoje em dia pode ir à Kodak ou a qualquer site de câmaras e fazer upload das suas imagens, que eles enviar-lhe-ão as impressões por um custo muito competitivo. Esta é a melhor escolha se for um amador ou um fotógrafo não muito exigente.

Point and Shoot (Aponte e Dispare)  ou SLR (Single Lens Reflex)

  1. Antes de mais, qual é a diferença entre SLR e Point and Shoot.
    • Bem, “Point and Shoot” é isso mesmo, aponte a câmara fotográfica ao que pretende, faça zoom in/out, prima o botão e tire a fotografia,
    • Por outro lado uma câmara SLR, é a que os fotógrafos usam, com enormes lentes telefoto, com esta câmara necessita de ajustar a velocidade de abertura e focar a câmara (excepto se for uma câmara com auto-focalização) quase sempre que tire fotos (apenas tem de altera a velocidade de abertura sempre que mude de ambiente)
  2. Veja as suas necessidades. A sua necessidade enquadra-se no que a SLR tem para oferecer? A não ser que esteja verdadeiramente interessado em fotografia, o mais provável é que não necessite da SLR, para além de não ser nada meiga para as carteiras.
  3. Há SLR para os formatos digitais e analógicos. Mas com a digital, combina o “Point and Shoot” e SLR. Essencialmente uma câmara que consegue tirar fotos automáticas mas também permite experimentar com os ajustes.
  4. Se não tem a certeza quanto a tornar a fotografia o seu passatempo, compre uma Point and Shoot com opções avançadas. Não são tão caras como as SLR, mas permitem que experimente com diferentes ajustes.

Compare as máquinas

  1. Visite uma loja de material fotográfico e peça para experimentar algumas câmaras. Com a digital pode tirar mesmo ali algumas fotos e ver se gostou.
    • É muito complicado? Evitará tirar fotografias porque é fastidioso?
    • Sinta o peso. É muito pesada para andar com ela nas férias?
    • Veja se a câmara é confortável nas suas mãos.
    • Tire notas ou peça um folheto para que não esqueça o que teve nas mãos
  2. Leia na Internet os prós e os contras da câmara que experimentou.

 

Dicas

  • Pense no futuro. Se acha não irá tirar fotografias que como passatempo, mas apenas apontar e disparar, não compre a mais cara câmara digital SLR
  • Não se esqueça de fazer muitas comparações. Existem inúmeros sites cheios de informação, críticas e relatos de utilizadores. Use isto como vantagem.
  • Não se esqueça dos acessórios. Um correia ou uma bolsa de transporte são bastante úteis para quando anda com a câmara para todo o lado.
  • Se escolher uma câmara digital, pergunte ao vendedor quantas fotos cabem no cartão de memória, se é muito ou pouco.
  • É mais barato comprar memória de 1 GB do que duas de 512MB’s.
  • Pode, também, desejar um bom software de edição de imagem para ambos os tipos de câmara, se comprar uma câmara analógica lembre-se de pedir o CD com as suas impressões, isto evita o incómodo de ter que digitalizar, e pode editar e imprimir as fotos sempre que precisar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: