Nuno Antunesphotography's Blog

4 métodos originais para fazer auto-retratos

Embora divertido e contendo o seu próprio processo criativo, fazer auto-retratos não é a coisa mais fácil na vida de um fotógrafo – basta pensar na correria que é entre a máquina e o local da pose, no timer que não dispara ou que dispara cedo de mais. Felizmente, existem várias técnicas que facilitam a vida a quem teima em tirar aquele auto-retrato perfeito.

1. O método da focagem ao contrário

Este método é muito semelhante àquele que é normalmente utilizado para tirar auto-retratos e que consiste no uso de um objecto para posar no seu lugar enquanto prepara a máquina para fotografar… só que neste caso, é o tripé da própria câmara que assume a sua pose. Como funciona? Tendo em conta que focar o que se pretende fotografar tem mais a ver com as distâncias do que com qualquer outra coisa, apenas tem de determinar qual a distância ideal entre a máquina e o seu lugar. E a melhor parte é que isto não tem de ser feito a correr de um lado para o outro, basta fazer o seguinte: retire a câmara do tripé, posicione-se no local onde vai tirar o auto-retrato e foque o próprio tripé, marcando esse lugar (com fita cola ou giz) como o sítio onde se deve posicionar. Coloque a máquina em modo de focagem manual e volte a colocá-la no tripé. Comece a disparar.

2. O método do fio

Se não abdica de uma focagem precisa, especialmente com uma profundidade de campo estreita, faça o seguinte: ate um fio ao topo do tripé, com a máquina foque o tripé (da mesma forma que foi explicado no exemplo anterior); conseguida a melhor focagem, estique o fio até si, marcando ou cortando-o no ponto em que cruza o sensor ou zona do rolo da máquina. Coloque a máquina em modo de focagem manual e volte a colocá-la no tripé. Pegue no fio para encontrar a marca e o local onde se deve posicionar, largue-o e comece a disparar. Este método tem ainda a vantagem de possibilitar várias direcções e ângulos, desde que limitada pela marca de focagem do fio.

3. O método da lanterna

A maioria das máquinas fotográficas modernas tem um modo de focagem que é o “closest-subject” – permite que a máquina foque o objecto mais próximo dela – o que é óptimo para tirar melhor partido de um auto-retrato. Utilizando esta funcionalidade, escureça o espaço e utilize uma lanterna para iluminar a zona do corpo que quer que a máquina foque (os seus olhos, mãos, pescoço…). A máquina irá focar apenas o que estiver iluminado e porque o espaço está escuro, terá de utilizar o flash.

4. O método da medição

Meça a distância entre a máquina fotográfica e o local onde irá tirar a fotografia; depois utilize os indicadores de distância localizados na lente para acertar a focagem manualmente. Claro que nem todos os equipamentos fotográficos possuem estes indicadores, pelo que deve optar, nesse caso, por um dos modelos alternativos.

Uma resposta to '4 métodos originais para fazer auto-retratos'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to '4 métodos originais para fazer auto-retratos'.

  1. Emanuele said,

    nice information for my coursework help.http://www.vinhobrasil.org