Nuno Antunesphotography's Blog


Fotografar Pessoas


1. Aposte na descontracção!

Apontar uma câmara a alguém provoca sempre algumas surpresas. A inibição costuma ser a manifestação mais comum, aumentando quanto mais perto o fotógrafo está do seu “alvo”.

Nesse caso, aponte a câmara e converse enquanto escolhe o ângulo até a pessoa se descontrair. Se estiver a utilizar uma máquina automática, mantenha uma distância mínima de 1 a 1,5 metro para garantir a focagem. Outra solução é afastar-se e usar o zoom ou uma teleobjetiva para apanhar a pessoa distraída.

2. Recorra a ajuda externa…

Eventos em locais fechados, como conferências, geralmente são pouco iluminados e não permitem a aproximação do fotógrafo. Como o alcance do flash embutido não costuma ir além dos 3 metros, é necessário um flash externo, que ilumine o assunto de 7 a 10 metros de distância. Este, não consome a bateria da câmara e não demora tanto quanto o embutido para recuperar-se entre um disparo e outro. Algumas câmaras digitais possuem suporte inteligente para flash externo, que automatiza a medição da luz. É recomendável virar o flash para cima e usar um rebatedor para suavizar a luz.

3. Zoom? Sim, mas só o óptico!

Procure não ultrapassar a fronteira do zoom óptico. Lembre-se de que o zoom digital vai ampliar apenas a área central da fotografia sem aumentar o número de pixeis, provocando uma perda razoável na qualidade da imagem. Recorra ao zoom digital apenas quando for utilizar a imagem numa resolução inferior à da câmera, como nas fotos para colocar na Internet. Também não abuse do zoom óptico. Mantenha-se na aproximação média, para evitar distorções.

4. Vamos lá tirar fotos à festa de aniversário das crianças…

Fotografar um aniversário de crianças não é fácil. Estas dicas ajudam-no: vista uma roupa confortável, que lhe permita abaixar para fotografar as crianças na altura delas, sem distorções. Espere que os adultos parem de comer para tirar a fotografia, vai evitar rostos deformados pela mastigação. Antes de apagar as velas, tire da mesa os copos usados, restos comida e as garrafas de refrigerante, que refletem a luz do flash. Para registar a luz das velas sem que a foto saia tremida, desligue o flash e apoie a câmara numa cadeira ou use um tripé; quando estiver a usar o flash, ligue o redutor de olhos vermelhos, peça para a pessoa olhar na direcção do seu ombro em vez de directamente para a máquina e acenda as luzes de ambiente.

5.

 

A posição

 

 

Posicione a pessoa em ligeiro perfil para ver qual o seu melhor lado. Observe se as costas estão rectas e os ombros alinhados. Limpe o fundo de elementos que possam estar a “poluir” a cena. Se não for possível, utilize o zoom para aproximar o retratado e desfocar o segundo plano. Prefira fundos neutros e luz natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Respostas para 'Fotografar Pessoas'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack para 'Fotografar Pessoas'.

  1. clayton disse,

    gostei das ditcas valeu msno . muito bom


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: