Nuno Antunesphotography's Blog

Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.

Para obter o melhor de sua câmera e evitar ao máximo o uso do flash, devemos:

. Primeiro, obviamente…Desligar o flash.

. Ajustar o ISO para um valor mais alto. Isso varia em cada câmera, mas devemos ter cuidado para não usar o ISO máximo que a câmera permite, pois ele aumenta o noise na imagem. O melhor é testar os vários ISOs de sua câmera e comparar o resultado.

. Verificar a luz no ambiente. Faça isso apertando o disparador até a metade. A câmera irá focalizar e fará um a leitura da luz. Geralmente é possível ver a velocidade do disparador (shutter speed, SS) e a abertura de diafragma que foram ajustados. Isso estará escrito em algum lugar do seu LCD, pesquise no manual de sua câmera para saber como, e se, ela faz isso. A velocidade não deve ser menor que 1/30 em lentes grande-angular, ou menor que 1/125 no zoom máximo. Algumas câmeras mostram um alerta quando a velocidade está baixa e a foto pode ficar tremida. Se você já entende os modos manuais de sua câmera pode usá-los, buscando a abertura máxima e velocidades seguras.

. Se você não entenda nada de velocidades e aberturas, simplesmente fotografe e analise o resultado. Foto borrada é sinônimo de velocidade baixa.

. Se a luz for suficiente, as velocidades estarão dentro do aceitável, e é só clicar. Caso a foto, ainda assim, fique borrada, será preciso mais luz. O borrado é decorrente de movimento e pode ser causado tanto por uma tremida do fotografo, quanto um movimento do modelo.

1. o ISO 100 e a abertura de f3.5 forçaram a velocidade para baixo. 1/8 é pouco e a foto ficou tremida.

. 2. Aumentei o ISO para 400 e aumentei a abertura para f1.8. A velocidade ficou em 1/60. Como a Gabi estava parada, consegui a foto nítida usando uma mesa como apoio para não tremer a mão.

. 3. Aumentei ainda mais o ISO para 800, assim a velocidade subiu para 1/125 e consegui captar o movimento.

Para conseguir mais luz devemos…

Ficar perto das fontes de luz principais, em casa elas são sempre portas, janelas, luminárias, etc. Abra as cortinas. Varandas também são ótimas para fotografar. É sempre bom ter uma fonte de luz forte e definida.

. Aumente a abertura do diafragma Se sua câmera possui modo de prioridade de abertura, ou Av, utilize ele e regule a abertura para o máximo. Sempre lembrado que f2.8 é uma abertura maior que f5.6,por exemplo.

Alguns exemplos de ISO. Percebam como o noise exagerado estraga a foto em ISO 3200.

Ainda assim as fotos estão tremidas..

. Nesse caso você deve ligar o flash, não tem jeito.

. A luz do flash ainda pode ser amenizada, utilizando todas as dicas acima com o flash ligado. Sua máquina irá captar mais luz ambiente e a o flash ficará menos evidente.

.Um tripé pode resolver totalmente o problema caso você esteja fotografando um objeto fixo. Você então poderá usar qualquer velocidade sem problemas. As máquinas, como a Canon S2 IS, possuem sistema de estabilização de imagem, que minimizam os efeitos da tremida na mão do fotografo. Tripés e sistemas como o IS da Canon ajudam, mas nada podem fazer com um modelo que corre pela casa, ou está a saltar na cama.

1. Abertura muito pequena de f9.0, ISO 100 e velocidade alta de 1/200 forçaram o flash a intensidade muito forte. A foto parece a noite e a luz do flash se sobrepoem completamente a luz ambiente.

. 2. Diminuindo a velocidade e aumentando a abertura para f2.8, consegui mais luz natural na foto. A luz do flahs ficou bem balanceada em relação a luz ambiente.

. 3 e 4. Com o aumento do ISO para 400 e abertura para f2.2, consegui eliminar completamente o flash, que ficou desligado nessas fotos. A luz ambiente deixou as fotos mais naturais. Observem no cabelo, por exemplo, como ele ganha vida com a luz ambiente.

Nem sempre é possível desligar o flash. Lentes mais claras, ISOs mais altos e uma mão firme ajudam muito, mas em certas condições teremos que usar o flash.

As câmeras compactas também possuem limitações que vão dificultar o uso da máquina em ambientes internos e sem flash.

A configuração ideal de câmera para fotografar com luz natural, sem flash, é uma boa DSLR e uma lente clara que possibilite o uso de aberturas como f1.8 ou até f 1.4. Nas DSLR conseguimos utilizar ISOs até 800 com ótima qualidade.

5 Respostas to 'Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Como fotografar em ambientes fechados, sem o flash.'.

  1. laillany said,

    queria um conteudo mais claro para fazer um trabalho.

    • concerteza ao dispor gostaria de saber mais aprofundadamente o conteudo do trabalho para poder direccionar melhor as minhas dicas, e ja agora gostaria de saber tambem qual o equipamento que vai utilizar no trabalho (maquina tipo de flash interno ou externo)

  2. Rildo said,

    Boa noite amigo e parabéns pelas sua dicas. Estou aprendendo mais a cada dia com elas. Nuno, eu queria saber sobre umas fotos que vi de um casamento, em que foram feitas com a noiva entrando no corredor e o fotógrafo estava no altar, lógico que o flash não alcança uma distancia que deveria ser 40mt. ou mais. As fotos ficar muito boas sem tremidos e só com as luzes da decoração do corredor. Tentei fazer isso um dia mas o assunto ficou borrado. Que ISO, abertura e velocidade esse fotógrafo deve ter usado, amáquina manda muito nesse caso? Você sabe me dizer se é possível fazer esse tipo de foto com uma D80? Se puder me responda no mundinmirage@yahoo.com.br Grande abraço fica com Deus e tudo de bom.

    • ora muito bom dia, sim com uma D80 é possível embora nunca tenha usado nenhuma dessas mas tendo em conta a categoria a que ela pertence é bem possível, para ajudar era otimo ter um flash externo que alcança maior distancia no que diz respeito a iluminação, quanto as aberturas nao posso dizer muito a cerca disso pois isso varia muito da iluminação do local, se for um local um pouco escuro com uma abertura maior a foto consegue ficar mais iluminada, pelo contrario se for um local bem iluminado com uma abertura mais pequena obterá bens resultados, pode brincar é um pouco com o tempo de exposição para permitir maior entrada de luz no obturador,mas cuidado com os exageros pois há sempre o risco de a foto ficar tremida, eu sei que na hora nao da para fazer muitos testes mas uma dica mete a maquina no modo automático e pressiona o botão de tirar foto ate meio e ve o tipo de velocidade e abertura que a maquina faz automaticamente, pois os valores ideias variam dentro desses parâmetros, depois é só passar para o modo manual e ajustar esses mesmos valores. quanto ao iso quanto mais baixo melhores resultados se obtém, por exemplo o standard da minha maquina é iso 400 mas em certas situações com iso 100 tem-se excelentes resultados. espero ter ajudado mais alguma duvida estarei ao dispor…… um grande abraço

  3. antonieta andrade de medeiros said,

    essas dicas muito boas abrigado.

Deixar uma resposta

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.